Nos últimos cinco anos, a participação feminina no setor de tecnologia vivenciou um crescimento significativo de 60%. No entanto, apesar dessa melhora, as mulheres ainda são sub-representadas no setor, ocupando apenas 12,3% dos cargos de tecnologia e 20% da força de trabalho total.
Diversos fatores contribuem para essa realidade, incluindo cultura organizacional pouco inclusiva em empresas de tecnologia, estereótipos de gênero e falta de representatividade feminina, além de lacunas nas oportunidades de aprendizado.
Acreditamos no potencial de cada mulher para liderar, inovar e transformar o mundo digital. Por isso, decidimos incentivar a entrada de mulheres na área de tecnologia.
A seguir, você verá Empresas, instituições e comunidades que estão se mobilizando para mudar este cenário desigual no Brasil, oferecendo desde cursos e mentorias até oportunidades de carreira e networking.
ONGs:
WoMakersCode: https://womakerscode.org/ - Uma organização sem fins lucrativos que impulsiona mulheres na área de tecnologia, oferecendo cursos, mentorias, eventos e ações de empregabilidade.
Reprograma: https://reprograma.com.br/ - Oferece cursos de programação completamente gratuitos para mulheres e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, econômica e de gênero.
PrograMaria: https://www.programaria.org/ - Tem como missão empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia e programação.
Meninas Digitais: https://www.linkedin.com/company/meninasdigitaissbc/about/ - Tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio e fundamental.
Mulheres na Tecnologia (/MNT): https://www.linkedin.com/company/mulheres-na-tecnologia/about/ - Com a missão de contribuir para o protagonismo feminino na construção de um mundo sustentável na era digital.
Programas de empresas:
Girls Power (Microsoft e WoMakersCode): https://womakerscode.org/ - Oferece bolsas de estudo para cursos de tecnologia para mulheres.
Women Techmakers (Google): https://developers.google.com/womentechmakers/members?hl=pt-br - A associação capacita as mulheres em suas carreiras, fornecendo acesso a recursos e eventos selecionados, bem como a informações e ferramentas do Google, de seus parceiros e do ecossistema tecnológico global.
Bolsa Mulher (Ser Mais Digital) - No mês da mulher, a Ser Mais Digital quer ajudar mulheres a conquistar o seu lugar de destaque na área de tecnologia. O programa Bolsa Mulher oferece ajuda de custo para o Treinamento oficial da scrum.org: Professional Scrum Master - PSM I. Se você é mulher e deseja se especializar como Scrum Master, esta é a oportunidadea de ouro! https://www.sermaisdigital.com.br/psmi-women
Outras iniciativas:
Brazilians in Tech (BiT): https://www.braziliansintech.com/ - Reune as oportunidades mais relevantes do mundo da Ciência e Tecnologia para mulheres.
Ser Mulher em Tech: https://sermulheremtech.com.br/ - Uma associação sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento e capacitação profissional para mulheres.
Rede de Mulheres em Dados e Tecnologia: https://mulheresemdados.com/ - Uma rede de mulheres que tem como objetivo promover trocas, mentorias, conversas, ajudas, workshops, suporte e amparo a todas as mulheres da área.
Você conhece mais alguma iniciativa?
Compartilhe este artigo com uma mulher e faça parte do movimento!
Atualização 01/04/2024 A Ser Mais Digital anunciou que o Programa PSM Women transformou-se em uma iniciativa permanente, com o intuito de auxiliar as mulheres brasileiras, não apenas no mês de Março, mas pelo tempo que for necessário.
Comments